sábado, 25 de agosto de 2012

[Protótipo] Dínamo sem atrito III

Agora o disco já está pronto, com os ímãs fixados nos seus devidos lugares, e fixo perpendicularmente a uma base de madeira. Nesta posição, o disco simulará a roda de uma bicicleta.



Mesmo nessa fase inicial, já podemos fazer nosso primeiro teste de geração de energia.
Para esse teste, utilizei um relé de 12 volts, removido de um estabilizador queimado e soldei um LED a ele.
 Um relé, geralmente possui 5 terminais, para saber em qual deles soldar os terminais do LED, basta utilizar um multímetro para encontrar os dois terminais que possuem continuidade, ou seja, estão ligados ao mesmo fio.




4 comentários:

  1. Legal Márcio!
    Não entendo de eletrônica, mas me chamou a atenção que o led não fica contínou, sendo ligado somente quando o ímã passa pelo relé. Que componente/estrutura seria utilizado para manter a corrente contínua para o led?
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso acontece por que a corrente só circula pela bobina do relé quando o ímã passa perto dele. Após o ímã passar a corrente também para, e só volta a circular quando o próximo ímã passar... por isso o LED pisca.
      Utilizando um capacitor resolvemos esse problema. Ele funciona como uma caixa d'água, a energia gerada carrega o capacitor e o LED utiliza a energia armazenada do capacitor, assim ele irá parar de piscar.

      Excluir
  2. Vi hoje esse seu protótipo, muito legal, porém o video não funciona, poderia posta-lo novamente? Meu interesse é fazer um parecido para montar em minha bicicleta, por motivos de diversão e aprendizado... caso tenha disposição poderia ensinar um leigo um pouco mais como faze-lo?

    agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Renato, te ajudo sim.
      Instalei na minha bicicleta esse protótipo, mas os ímãs estão um pouco distantes um do outro. Tenho que aproximá-los do centro do disco para aumentar a corrente elétrica.

      Excluir